Formandos Sentados

O jornalismo é uma habilitação da faculdade de Comunicação Social, assim como a publicidade, apesar de serem carreiras com atuações bastante distintas. A atividade do jornalista envolve a coleta, redação, edição e publicação de informações. No curso, que costuma durar quatro anos, o aluno tem contato com disciplinas teóricas, como sociologia, teorias da comunicação, história da comunicação, e princípios éticos do jornalismo. Já nas disciplinas práticas como técnicas de redação, telejornalismo, fotojornalismo, rádio jornalismo e convergência digital o aluno terá contato com os diversos meios de atuação conhecerá a diferença e sutileza de um texto escrito para televisão, rádio, revista, jornal e internet.

Como consta a lei, o diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão desde o dia 17 de junho de 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao atenderam a um recurso, protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pedia a extinção da obrigatoriedade do diploma na profissão de jornalista, por ir contra a liberdade de expressão.

Entretanto, vários profissionais renomados da comunicação ainda indicam o ingresso no curso superior para o desempenho da profissão, mas com algumas recomendações. É indicado que o estudante procure uma faculdade que seja boa no curso de jornalismo e que o aluno se dedique para uma formação com um bom embasamento teórico, ético e prático, assim ele estará mais preparado para a concorrência do mercado.

É válido lembrar que um jornalista deve se guiar pela curiosidade e interesse na história das pessoas. Um profissional da área que não se interesse por nada que acontece a sua volta, tampouco deveria ser chamado de jornalista.

De qualquer forma, não adiantar estudar só o que é proposto pelo plano de ensino da faculdade, é essencial que o aluno tenha o hábito de ler jornais e revistas todos os dias, principalmente da área que ele tenha mais afinidade. Se a Instituição de Ensino permitir que você curse matérias optativas, é legal que você complemente sua formação com a área que você tem mais interesse. Esteja sempre atento a o que pode vir a se tornar uma matéria ou reportagem interessante e as possíveis pautas para elas.

 

Livros de Jornalismo

Livros Variados

O curso de jornalismo é apenas o primeiro passo para a profissão, pois o estudante é o grande responsável pela sua formação, que deve ser cultivada com muita leitura e treino. Confira abaixo alguns livros de jornalismo, que valem a pena ser lidos:

  • MEDINA, Cremilda de Araújo. Notícia: um produto à venda. São Paulo: Summus.1988
  • JORGE, T. M. Manual do foca: Guia de sobrevivência para jornalistas. 1ed..1reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
  • BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. 1ª ed. Arquipelago, 2006
  • CAPOTE, Truman. A sangue frio. Companhia das Letras
  • FLORESTA, Cleide. Técnicas de reportagem e entrevista: roteiro para uma boa apuração.v.3 Cleide Floresta e Ligia Braslaukas: Magaly Prado (org.) - São Paulo: Saraiva, 2009.
  • MEDINA, C. De A. Entrevista: o diálogo possível. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

Especializações no Jornalismo

Se você tem já um interesse prévio por alguma área específica, os cursos de especializações são ótimas opções para a carreira. O primeiro passo para isso, é antes de mais nada, acompanhar sempre os noticiários, pesquisar o que há de material específico na área em questão e se há publicações internacionais, é interessante que você acompanhe. Outro ponto fundamental é entender como funcionam as instituições relacionadas a área e saber quem são os principais personagens e fontes daquela área.

Algumas das especializações mais requisitadas em jornalismo são: Jornalismo Econômico, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Internacional, Jornalismo Político e Jornalismo Cultural. Confira a seguir informações sobre essas áreas e dicas de como entrar mais facilmente nesse mercado.

Jornalismo Econômico

O jornalismo econômico abrange temas como indústrias, mercado imobiliário, mercado de trabalho, fundos de investimento, desemprego (veja informações sobre seguro-desemprego) e assuntos que digam respeito à vida do consumidor, infulenciando nos hábitos de compra e venda, modificando seu poder aquisitivo ou alterando a economia doméstica.

Grandes veículos costumam dividir os editoriais de economia em Macro Economia, que abrange políticas para economia, preços, inflação, desemprego, orçamento, contas públicas, balança comercial, importação e exportação; Finanças, que trata  sobre mercado financeiro, bolsa de valores, mercado de ações, taxa de juros, bancos e câmbio; Negócios, que aborda o desempenho de empresas, fusões, aquisições, parcerias e marketing; e Infraestrutura, que trata de obras públicas, investimentos e manutenção em energia, eletricidade, combustíveis, transportes, telecomunicações, telefonia e radiodifusão.

Os principais veículos brasileiros dedicados ao tema são as revistas de economia e negócios como Exame, IstoÉ Dinheiro e os jornais Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Jornal do Commercio, Diário Mercantil e Monitor Mercantil.

Se você deseja seguir essa área, fique atento para as dicas:

  • Faça um curso básico de economia para jornalistas para entender mais sobre a área e estabelecer fontes e contatos. Órgãos como Federações de Comércio, Ibmec, Bovespa e FGV costumam oferecer esses tipos de curso. Se não for possível fique atento sobre palestras e debates da área que aconteçam em sua sua cidade.
  • Pense em possíveis pautas ainda no curso e converse com um professor da área sobre suas ideias e dicas de leitura.

Jornalismo Esportivo

Bola Futebol Grama

É a especialização do jornalismo ligada ao esporte como ginástica, jogos, hobbies e outras atividades. A atuação inclui a cobertura de eventos esportivos, instituições e federações ligadas ao esporte, inclusive públicas. No Brasil, o futebol costuma tomar conta da maior parte da cobertura esportiva dos veículo. Dentro do jornalismo esportivo, há também outras especializações como as de narrador ou cronistas esportivos.

O trabalho abrange a cobertura dos diversos campeonatos nacionais e regionais, algumas competições internacionais como os Jogos Panamericanos, as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, Grande Prêmio de Formula 1,  Olimpíadas de Inverno, entre outros.

Entre os principais veículos e programas dedicados exclusivamente ao jornalismo esportivo estão o jornal Lance!, as revistas de esporte Placar, Trivela, ESPN Brasil e Invicto, além de canais inteiros dedicados a área  como PFC, SportTV, ESPN Brasil, BandSports e Combate.

Jornalismo Internacional

  • Diferente dos que muitos pensam, o curso de relações internacionais nem sempre é o mais indicado, uma especialização em história, ciência política, ciências sociais podem ser mais úteis.
  • Conheça alguns idiomas, pelo menos inglês e espanhol para acompanhar publicações estrangeiras da área, que trazem textos escritos por grandes intelectuais. The New York Times, The Guardian, South China Morning Post, El Mundo são alguns exemplos de boas leituras na área, que irão abrir a mente sobre os personagens, as histórias que se repetem, oposições e debates globais.
  • Se tiver oportunidade, viaje, faça intercâmbios, mochilão, amigos online e o que estiver ao seu alcance para ter contato com a outra cultura, pois assim fica bem mais fácil falar sobre ela. Nessa área. principalmente, isso é um diferencial.

Jornalismo Político

O jornalismo político aborda assuntos relacionados à política, ao parlamento, aos partidos políticos e às esferas do poder da sociedade. As pautas incluem a cobertura de eventos como eleições (e informações sobre título eleitoral), revoluções, votações parlamentares, entre outros assuntos relacionados a governos, ministérios, secretarias, partidos, órgãos oficiais e o dia-a-dia do poder .

Se você se interessa por essa área, confira as dicas:

  • O mais indicado é uma pós graduação na área, mas os cursos de graduação sugeridos para Jornalismo Internacional também abrangem a área política.
  • Ler livros de história do Brasil e história geral, entender como funcionam as legislações, conhecer bem políticos e partidos, reconhecer rostos de pessoas públicas são alguma dicas essenciais para quem quer trabalhar na área.

Jornalismo Cultural

É a especialização do jornalismo relacionada às manifestações culturais, como música, cinema, teatro e artes plásticas. Os textos podem trazer divulgações e reflexões sobre eventos e movimentos culturais, aspectos históricos, incluindo a cobertura de festivais, exposições e shows, lançamentos de livros, assuntos políticos ligados ao setor da Cultura e Educação.

Nessa área também é marcante a presença do crítico cultural, que escreve análises, críticas e comenta determinada obra ou artista. Além das avaliações subjetivas, o crítico cultural deve incluir na matéria informações técnicas que forneçam um embasamento teórico para o leitor tirar suas próprias conclusões.

Grandes jornais brasileiros costumam trazer um caderno dedicado à cultura como o "Caderno B" do Jornal do Brasil e o "Segundo Caderno" de Globo. Na área de revistas de arte e cultura, destacam-se as  revistas Rolling Stone, Bravo, Cult, Set entre outras.

Veja algumas dicas para quer seguir essa área:

  • Fique atento sobre tos os eventos culturais que envolvam peças, teatro, filmes prestigiados em festivais ou que esteja sendo alvo de críticas e discussões. Abra-se para novas tendências culturais nas artes e leia sobre críticos da área.
  • Procure ler sobre história da arte, história da música e história da literatura.

Concursos Públicos para Jornalismo

Menino Fazendo Prova

A comunicação é o meio mais eficaz para se relacionar em sociedade, por esse motivo o Estado necessita de profissionais que repassem informações de forma clara, com qualidade e credibilidade para os cidadãos.

A graduação em jornalismo permite ao profissional trabalhar em qualquer área da comunicação e assessoria de imprensa como em universidades, hospitais, escolas, Câmaras Legislativas, Senado, Imprensa Nacional, entre outros. A média salarial do jornalista no serviço público é R$ 3.500,00 podendo variar de região para região.

Ao ser aprovado em um concurso público o jornalista será responsável por produzir textos informativos para mídia impressa ou digital, atuar nos centros de documentação e pequisa de mídia e comunicação, coordenar os canais de comunicação do órgão, divulgação de informações, etc.

A expansão da internet e a crescente relevância das mídias sociais abriram um leque de oportunidades no serviço público para jornalistas. Hoje vários órgãos e empresas utilizam dessas ferramentas para propagar notícias, compartilhar informações e estabelecer relações.

Confira os concursos públicos para jornalistas que estão com inscrições abertas, leia os editais e começe a estudar agora mesmo!

Assessoria de Imprensa

Homem Mulher TrabalhandoO assessor de imprensa deve ser formado em Jornalismo ou Relações Públicas e é responsável por mediar a relação entre pessoas, órgãos ou instituições e a imprensa. Saiba aqui tudo sobre a profissão!

Assessoria de Imprensa

Texto Jornalístico

Lápis LivroO texto jornalístico deve ser atual, verídico e de interesse universal. Saiba aqui os diversos tipos de texto jornalístico como noticia, nota, reportagem, artigo, editorial, perfil e muito mais!


Texto Jornalístico