O jornalismo é uma habilitação da faculdade de Comunicação Social, assim como a publicidade, apesar de serem carreiras com atuações bastante distintas. A atividade do jornalista envolve a coleta, redação, edição e publicação de informações. No curso, que costuma durar quatro anos, o aluno tem contato com disciplinas teóricas, como sociologia, teorias da comunicação, história da comunicação, e princípios éticos do jornalismo. Já nas disciplinas práticas como técnicas de redação, telejornalismo, fotojornalismo, rádio jornalismo e convergência digital o aluno terá contato com os diversos meios de atuação conhecerá a diferença e sutileza de um texto escrito para televisão, rádio, revista, jornal e internet.
Como consta a lei, o diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão desde o dia 17 de junho de 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao atenderam a um recurso, protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pedia a extinção da obrigatoriedade do diploma na profissão de jornalista, por ir contra a liberdade de expressão.
Entretanto, vários profissionais renomados da comunicação ainda indicam o ingresso no curso superior para o desempenho da profissão, mas com algumas recomendações. É indicado que o estudante procure uma faculdade que seja boa no curso de jornalismo e que o aluno se dedique para uma formação com um bom embasamento teórico, ético e prático, assim ele estará mais preparado para a concorrência do mercado.
É válido lembrar que um jornalista deve se guiar pela curiosidade e interesse na história das pessoas. Um profissional da área que não se interesse por nada que acontece a sua volta, tampouco deveria ser chamado de jornalista.
De qualquer forma, não adiantar estudar só o que é proposto pelo plano de ensino da faculdade, é essencial que o aluno tenha o hábito de ler jornais e revistas todos os dias, principalmente da área que ele tenha mais afinidade. Se a Instituição de Ensino permitir que você curse matérias optativas, é legal que você complemente sua formação com a área que você tem mais interesse. Esteja sempre atento a o que pode vir a se tornar uma matéria ou reportagem interessante e as possíveis pautas para elas.
O curso de jornalismo é apenas o primeiro passo para a profissão, pois o estudante é o grande responsável pela sua formação, que deve ser cultivada com muita leitura e treino. Confira abaixo alguns livros de jornalismo, que valem a pena ser lidos:
Se você tem já um interesse prévio por alguma área específica, os cursos de especializações são ótimas opções para a carreira. O primeiro passo para isso, é antes de mais nada, acompanhar sempre os noticiários, pesquisar o que há de material específico na área em questão e se há publicações internacionais, é interessante que você acompanhe. Outro ponto fundamental é entender como funcionam as instituições relacionadas a área e saber quem são os principais personagens e fontes daquela área.
Algumas das especializações mais requisitadas em jornalismo são: Jornalismo Econômico, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Internacional, Jornalismo Político e Jornalismo Cultural. Confira a seguir informações sobre essas áreas e dicas de como entrar mais facilmente nesse mercado.
O jornalismo econômico abrange temas como indústrias, mercado imobiliário, mercado de trabalho, fundos de investimento, desemprego (veja informações sobre seguro-desemprego) e assuntos que digam respeito à vida do consumidor, infulenciando nos hábitos de compra e venda, modificando seu poder aquisitivo ou alterando a economia doméstica.
Grandes veículos costumam dividir os editoriais de economia em Macro Economia, que abrange políticas para economia, preços, inflação, desemprego, orçamento, contas públicas, balança comercial, importação e exportação; Finanças, que trata sobre mercado financeiro, bolsa de valores, mercado de ações, taxa de juros, bancos e câmbio; Negócios, que aborda o desempenho de empresas, fusões, aquisições, parcerias e marketing; e Infraestrutura, que trata de obras públicas, investimentos e manutenção em energia, eletricidade, combustíveis, transportes, telecomunicações, telefonia e radiodifusão.
Os principais veículos brasileiros dedicados ao tema são as revistas de economia e negócios como Exame, IstoÉ Dinheiro e os jornais Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Jornal do Commercio, Diário Mercantil e Monitor Mercantil.
Se você deseja seguir essa área, fique atento para as dicas:
É a especialização do jornalismo ligada ao esporte como ginástica, jogos, hobbies e outras atividades. A atuação inclui a cobertura de eventos esportivos, instituições e federações ligadas ao esporte, inclusive públicas. No Brasil, o futebol costuma tomar conta da maior parte da cobertura esportiva dos veículo. Dentro do jornalismo esportivo, há também outras especializações como as de narrador ou cronistas esportivos.
O trabalho abrange a cobertura dos diversos campeonatos nacionais e regionais, algumas competições internacionais como os Jogos Panamericanos, as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, Grande Prêmio de Formula 1, Olimpíadas de Inverno, entre outros.
Entre os principais veículos e programas dedicados exclusivamente ao jornalismo esportivo estão o jornal Lance!, as revistas de esporte Placar, Trivela, ESPN Brasil e Invicto, além de canais inteiros dedicados a área como PFC, SportTV, ESPN Brasil, BandSports e Combate.
O jornalismo político aborda assuntos relacionados à política, ao parlamento, aos partidos políticos e às esferas do poder da sociedade. As pautas incluem a cobertura de eventos como eleições (e informações sobre título eleitoral), revoluções, votações parlamentares, entre outros assuntos relacionados a governos, ministérios, secretarias, partidos, órgãos oficiais e o dia-a-dia do poder .
Se você se interessa por essa área, confira as dicas:
É a especialização do jornalismo relacionada às manifestações culturais, como música, cinema, teatro e artes plásticas. Os textos podem trazer divulgações e reflexões sobre eventos e movimentos culturais, aspectos históricos, incluindo a cobertura de festivais, exposições e shows, lançamentos de livros, assuntos políticos ligados ao setor da Cultura e Educação.
Nessa área também é marcante a presença do crítico cultural, que escreve análises, críticas e comenta determinada obra ou artista. Além das avaliações subjetivas, o crítico cultural deve incluir na matéria informações técnicas que forneçam um embasamento teórico para o leitor tirar suas próprias conclusões.
Grandes jornais brasileiros costumam trazer um caderno dedicado à cultura como o "Caderno B" do Jornal do Brasil e o "Segundo Caderno" de Globo. Na área de revistas de arte e cultura, destacam-se as revistas Rolling Stone, Bravo, Cult, Set entre outras.
Veja algumas dicas para quer seguir essa área:
A comunicação é o meio mais eficaz para se relacionar em sociedade, por esse motivo o Estado necessita de profissionais que repassem informações de forma clara, com qualidade e credibilidade para os cidadãos.
A graduação em jornalismo permite ao profissional trabalhar em qualquer área da comunicação e assessoria de imprensa como em universidades, hospitais, escolas, Câmaras Legislativas, Senado, Imprensa Nacional, entre outros. A média salarial do jornalista no serviço público é R$ 3.500,00 podendo variar de região para região.
Ao ser aprovado em um concurso público o jornalista será responsável por produzir textos informativos para mídia impressa ou digital, atuar nos centros de documentação e pequisa de mídia e comunicação, coordenar os canais de comunicação do órgão, divulgação de informações, etc.
A expansão da internet e a crescente relevância das mídias sociais abriram um leque de oportunidades no serviço público para jornalistas. Hoje vários órgãos e empresas utilizam dessas ferramentas para propagar notícias, compartilhar informações e estabelecer relações.
Confira os concursos públicos para jornalistas que estão com inscrições abertas, leia os editais e começe a estudar agora mesmo!
O assessor de imprensa deve ser formado em Jornalismo ou Relações Públicas e é responsável por mediar a relação entre pessoas, órgãos ou instituições e a imprensa. Saiba aqui tudo sobre a profissão!
Assessoria de Imprensa