Repórter Televisão

Telejornalismo é a prática profissional de jornalismo aplicada à televisão. O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência.

Em um telejornal, as noticias podem ser relatadas sob vários formatos, como nota simples (matéria que não foi alvo de reportagem externa), nota coberta (com imagens acompanhadas de voz), e reportagens, a forma mais completa de apresentar a notícia.

Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem. Esta não deve contrariar o que é falado. Nos casos de faltarem imagens para uma notícia, recorre-se aos recursos gráficos como mapas, fotos e infográficos.

Assim como em outras mídias, a linguagem deve ser simples e coloquial para atingir o maior número de pessoas, evitando o uso de gírias, palavras estrangeiras, que podem confundir o telespectador.

É desejável que o jornalista domine técnicas de entrevista ao vivo e consiga driblar o tempo, para que o entrevistado não se prolongue muito na resposta. Na televisão, principalmente, o tempo é um fator decisivo.

Como funciona um telejornal?

As matérias de um telejornal vão se formando um dia antes e envolvem uma série de profissionais. Os rádio-escuta, por exemplo, captam notícias e enviam aos editores chefes e pauteiros, que organizam a retaguarda das reportagem e definem a pauta para que cada equipe realize-as seguindo objetivos e enfoques pré-determinados. As equipes de reportagem coletam o material como imagens e entrevistas e gravam o texto em off, isto é, o texto gravado pelos repórteres que será inserido sobre as imagens capturadas.

A fita, do modo que foi gravada, é enviada a edição para os erros serem corrigidos e a melhores imagens e respostas dos entrevistados serem selecionadas. O editor de texto é responsável pela parte verbal e o editor de imagem pela seleção e qualidade das imagens. Com os equipamentos de edição é feita a decupagem, o mapeamento do material, e a montagem, o esquema de edição. Depois que o esqueleto da matéria está montado são escolhidas as imagens e as cenas são coladas, suavizam-se os cortes e o som ambiente captado pelo cinegrafista é mixado ao som do off.

Os movimentos da câmera são outro fator importante, pois eles não se realizam ao acaso no telejornal. Os enquadramentos são muito bem pensados, pois determinam o ritmo da reportagem. Assim, cada movimento da câmera deve revelar algo novo, até então desconhecido pelo telespectador. O zoom é um dos enquadramentos mais utilizados, pois permite mostrar uma cena com maior ou menor nível de detalhes.

Cursos de Telejornalismo

Há vários cursos especializados de telejornalismo no mercado. Se você tem interesse pela área, vale a pena investir em um curso, para ver como tudo funciona na prática e facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Os cursos variam em carga horária, mas costumam trazer técnicas de texto e estrutura de matéria e boletins, o que escrever no off, como as sonoras derem ser inseridas no texto de TV, o que deixar para passagem e mais uma série de termos técnicos que te colocarão bem perto da realidade de um telejornal.

Curiosidades do Telejornalismo

  • A primeira televisão foi insaturada por Assis Chateubriand em 1950 com equipamentos norte-americanos.

  • O primeiro telejornal Imagens do Dia surgiu no dia 19 de setembro de 1950 entre 21:h0 e 22h na emissora TV Tupi, em São Paulo, e ficou no ar por dois anos. As locuções eram feitas em off.

  • Maurício Loureiro Gama foi o primeiro jornalista a falar na TV Tupi.

  • O “Repórter Esso”, que já era o programa de maior sucesso do rádio, virou também um sucesso da TV, em 1952. O programa era comandado por Gontijo Teodoro e tinha como chamada a célebre frase “Aqui fala o seu Repórter Esso – testemunha ocular da história”, que durou por 18 anos.

Fotojornalismo

Mulher FotógrafaUm bom fotojornalista é capaz de comprovar, chocar e informar algo através da fotografia. Saiba os principais valores da profissão e os gêneros do fotojornalismo!

 

Fotojornalismo

Radiojornalismo

Rádio AntigoO radiojornalismo revolucionou o modo de informar e entreter. Saiba tudo sobre a história do radiojornalismo no Brasil, o Repórter Esso, as principais rádios e os programas que marcaram época.

Radiojornalismo