Mulher Fotógrafa

O fotojornalismo é uma especialidade da fotografia cujo o objetivo é passar uma informação clara e concisa, através da imagem fotografada. A primeira vez em que um veículo de comunicação publicou uma imagem foi em 1880, através do jornal Daily, em Nova Iorque. Entretanto, o termo “fotojornalismo” só veio a surgir nas primeiras décadas do século XX com o desenvolvimento das revistas ilustradas, que integravam foto e texto. Estas alcançaram seu ápice na Alemanha em 1930.

Assim como em outros ramos do jornalismo, um fotojornalista deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, ser curioso, sensível e dominar as técnicas de fotografia para conseguir fotografar em condições adversas.

Uma boa fotografia é aquela que chama a atenção para o conteúdo publicado, comprova algo, choca o leitor, informa, diz muitas coisas rapidamente e é capaz de transmitir ao leitor a sensação de poder vivenciar e entender a notícia com mais clareza. Por esse motivo o fotojornalista deve seguir preceitos como originalidade, intuição, persistência e a informação relevante, pautadas, sobretudo, pela ética.

A forma que o fotógrafo escolhe na hora de fotografar é determinante, seja para transmitir uma informação precisa ou até mesmo para mostrar uma outra visão da realidade. A forma de fotografar está diretamente ligada ao ângulo de visão do fotógrafo jornalista e ao enquadramento, ou seja, o que ele deve restringir e delimitar para expressar algo, de acordo com seu intuito. Outro termo utilizado nessa área é o da “visão periférica”, isto é, a sensibilidade e a capacidade de perceber algo que está fora do foco principal e que nem sempre é publicado.

Gêneros do Fotojornalismo

A principal finalidade da fotografia jornalística é informar, mas ela ainda pode ser classificada em:

Fotonotícia: Quando a foto tem alto teor informativo e consegue, independente da noticia, comunicar o fato.

Fotossequência: Quando a fotografia agrega imagens que possui uma sequência lógica para o entendimento, mostrando a cena com pequenos cortes e funcionando como uma animação.

Fotorreportagem: É um gênero prestigiado, cujo o conjunto de fotos forma uma narrativa ou quando uma série de fotos são construídas em torno de um tema específico, como o ensaio fotográfico.

Há autores que também consideram alguns subgêneros como a foto de perfil, cujo enfoque reforça alguma característica do entrevistado e fotografia de entrevista, quando é usada para assegurar ou ampliar a informação, trabalhando em conjunto com a matéria jornalística.

A fotografia jornalística ainda pode ser classificada como foto simbólica quando a imagem não cumpre apenas a função de informar imediatamente e constitui-se em uma construção simbólica de uma realidade, ou como elemento comparativo de situações e debates sociais. Ela pode, ainda, ter valor de opinião, quando representa por si só ou pela edição, significados de crítica ou comentário, ao expressar sentimento ou ironia, por exemplo.

 

"O texto por mais perfeito que seja, será sempre melhor compreendido e atraente quando acompanhado de uma boa fotografia. "

Scalzo

Radiojornalismo

Rádio AntigoO radiojornalismo revolucionou o modo de informar e entreter. Saiba tudo sobre a história do radiojornalismo no Brasil, o Repórter Esso, as principais rádios e os programas que marcaram época.

Radiojornalismo

Telejornalismo

Repórter TelevisãoTelejornalismo é a prática profissional de jornalismo aplicada à televisão. Saiba tudo sobre a história do telejornalismo, o texto jornalístico para televisão e as áreas de trabalho.

 

Telejornalismo